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Como fidelizar clientes na sua loja de roupa infantil? Confira dicas da Yuk’s

Podemos dizer que o setor varejista enfrenta dois desafios: como conseguir uma presença online efetiva e como fidelizar clientes.

Inclusive, uma complementa a outra, afinal, nos dias de hoje, sem uma presença digital séria e fortalecida, dificilmente uma loja vai conseguir atrair e reter novos clientes.

 

Neste texto, você vai entender as cinco etapas da fidelização de clientes, como a sua loja de roupas infantis precisa trabalhar cada uma delas e como afeiçoar esse público composto por “papais, mamães, titios e dindinhas”.  

 

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O que é fidelização de clientes e como ela funciona no varejo

Como fidelizar clientes no varejo? O que isso significa? Primeiro, você precisa entender que esse processo só acontece depois de construir uma sólida relação entre “cliente e marca” ou “cliente e empresa”. É importante que lojas varejistas desenvolvam estratégias que atendam a sua necessidade e especificidade.

 

Entender a sua exclusividade e trabalhar para bom posicionamento da marca pode parecer bobeira, mas grandes nomes surgiram depois de explorar a sua autenticidade e oferecer “algo a mais” para o mercado, ou seja, um propósito.

 

No marketing digital, o processo de conquista do consumidor é conhecido como “ciclo de vida do cliente” e refere-se ao percurso que um usuário passa até chegar na etapa final que é a sua afeição e fidelização.

 

É importante desenvolver estratégias inteligentes dentro de cada uma das etapas e combiná-las com a jornada de compras.

 

Esse processo é representado por um primeiro contato (ou a descoberta da loja); a conquista do cliente; a confiança; e por fim, a compra. Mas para alcançar uma fidelização, é importante inserir a etapa do pós-venda e continuar “alimentando” esse cliente para que ele nunca se esqueça de você.

 

É como um relacionamento amoroso: se você deixar esfriar, a tendência é que ele acabe.

 

Veja a seguir quais são as cinco etapas para de como fidelizar clientes e como esse percurso é importante para construir a relação entre cliente e empresa.

 

1. Descoberta

Condiz com o momento onde leads e usuários encontram a sua loja de roupa infantil nos buscadores ou nas redes sociais. É basicamente o momento que ele descobre que você existe e pode, de alguma forma, ajudá-lo na solução de problemas.

 

Esse lead pode ser um pai, mãe, tios, avós ou amigos. É importante ressaltar que leads representam potenciais clientes, ou seja, estão interessados, mas não efetuaram uma compra de fato. Você precisa ter consciência também que a roupa que ele vai comprar é para “terceiros”, ou seja, não é para ele mesmo. Essa é outra diferença entre lojas de roupa infantil e lojas de roupas para pessoas adultas.

 

No processo da descoberta, é importante que você forneça para esse lead um conteúdo informativo; o seu catálogo de roupas; meios de comunicação; e o endereço da sua loja física. Indicamos que você faça o cadastro da sua loja no Google Meu Negócio e aproveite essa ferramenta gratuita do Google para a construção positiva e afirmativa da sua presença digital.

 

– Leia também: Frases para loja infantil: 20 ideias criativas para divulgar seu negócio

 

2. Aquisição

É importante que esse potencial cliente encontre na sua loja um motivo para ficar. Portanto, é essencial conhecer o seu público-alvo e se conectar diretamente com ele. Estude o cotidiano das crianças; conheça as etapas da infância; entenda quais são os principais desafios de pais e mães hoje e inclua tudo isso na sua estratégia de marketing e vendas.

 

Acredite, o seu potencial cliente só vai seguir para a próxima etapa se você demonstrar autoridade no seu nicho de atuação, além de oferecer um poder de vendas incrível, ou seja, ótimo preço e peças de qualidade.

 

3. Rentabilização

Na quarta etapa de como fidelizar clientes, você precisa construir e fortalecer a confiança do seu potencial cliente.  Ele ainda não é um cliente de fato, entenda isso. É essencial que você demonstre interesse sobre a vida dele, ou seja, você vai precisar incluir na sua estratégia de vendas uma comunicação personalizada e pautada na experiência.

 

Conheça o nome da criança, a idade e quais são os personagens animados que ela mais se identifica. Além de estabelecer essa afeição, é importante que você demonstre ao potencial cliente a sua especialidade no assunto e no trato com crianças. Explique sobre as peças, o material confeccionado e o seu diferencial no mercado.

 

A compra depende muito desse cuidado e preocupação. Não esqueça de cativar, valorizar e potencializar esse futuro consumidor.

 

4. Compra

A etapa da compra é a etapa mais esperada por todo empreendedor. Nessa fase, você já conquistou o cliente. Garanta que ele tenha uma boa relação com a peça, quando possível, ofereça um brinde à criança e demonstre alegria e reciprocidade. Acredite, essa aproximação vai fazer toda a diferença lá na frente.

 

Muitos consumidores preferem comprar em lojas onde o atendimento se sobressaem ao preço, o consumidor de hoje prefere pagar por uma experiência positiva do que um produto. Aliás, poucas empresas brasileiras conseguem fornecer um atendimento de excelência, apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com o atendimento ao cliente.  É um número alarmante e, acredite, faz toda a diferença para as empresas que se preocupam com o seu público consumidor.

 

5. Fidelização de clientes

A etapa da fidelização de clientes é um trabalho árduo, contínuo e importante. Você precisa se manter “presente” no cotidiano do consumidor. É nesse momento que entram estratégias mais efetivas de marketing, ou seja, o enriquecimento e o aquecimento de leads nas redes sociais, contato direto via e-mail marketing e remarketing (caso a sua loja tenha um e-commerce).

 

Mantenha o cliente sempre por dentro das novidades, promoções e “queimas de estoque”. É muito mais barato para um negócio valorizar e fidelizar clientes que já conhecem a marca, do que investir em conversões de novas oportunidades de compra. A conversão é uma etapa necessária, mas gera muito mais custos, então, valorize quem já está com você.

 

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Conheça a seguir algumas estratégias para manter sempre por perto os adultos e também os pequenos.

 

Como trabalhar a fidelização de clientes em lojas de roupa infantil

1. Conheça a sua concorrência

Antes de qualquer coisa, estude e analise a sua concorrência. Sejam lojas físicas ou e-commerce. Para planejar estratégias de marketing e vendas é indispensável ver o que outras empresas estão fazendo. Esse mapeamento vai te ajudar a ter um “norte” para começar ou conduzir uma determinada campanha publicitária paga.

 

Você pode usar algumas ferramentas como o Google Alerts, SEMRush e o Similar Web para “espionar” e conhecer um pouco mais sobre a concorrência. Essa não é uma tarefa “ilegal”, pelo contrário, é bastante saudável para o mercado varejista e ajuda na elaboração e na reinvenção de campanhas mais competitivas, criativas e bonitas.

 

Mas lembre-se: conhecer e entender a concorrência não significa copiar a concorrência. Você precisa entender o que funciona no seu negócio, com o seu público.

 

2. Forneça um atendimento humanizado

Quando se trata de bebês e crianças, a nossa sociedade é muito mais cuidadosa e amparadora. Essa “personalidade” protetora precisa aparecer nos quatro cantos da sua loja. Fornecer um atendimento humanizado é muito mais do que um “bom dia” ou um “boa tarde”. É desenvolver empatia e cuidado com o filho dos outros como se fosse o nosso próprio filho.

 

Muitos procuram uma loja de roupa infantil para construir o enxoval do primeiro bebê, muito esperado e desejado pelo casal e pela família. A sua loja precisa fazer parte desse momento e, acompanhar essa família, em cada etapa da gestação e do crescimento da criança.

 

Para fidelizar clientes no varejo de roupa infantil não tem outro jeito, você precisa incorporar a humanização no seu negócio e fornecer algo a mais do que uma peça de vestuário. Não esqueça de incluir isso na sua produção de conteúdo também.

 

– Leia também: Gestão de loja infantil: confira 7 dicas de como fazer um bom gerenciamento

 

3. Conheça a realidade e a imaginação infantil

A criança gosta de brinquedos, desenhos animados e a companhia dos pais, inclua isso dentro da sua loja. Se você não tem condições no momento de construir um “espaço lúdico”, não se preocupe, você pode conversar com a criança, perguntar quais são os personagens animados que ela mais gosta e por aí vai.

 

O que não falta é criatividade para conversar com os pequenos. Trabalhe os personagens infantis que estão em alta com as novas tendências e conquiste não apenas os adultos, mas também as crianças.

 

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4. Faça promoções e ofereça cupons de desconto

Cliente fidelizado gosta de ser valorizado, portanto, faça isso oferecendo uma promoção exclusiva e personalizada ou um cupom de desconto para as próximas compras. Além de tratá-lo com exclusividade, você vai garantir uma nova oportunidade de compra. Incrível, né?

 

5. Encontre os pais e mães nas redes sociais

Ter presença nas redes sociais é importante para a sua loja. Com ela você consegue uma aproximação mais informal com o cliente e pode interagir com ele sempre. Curta a foto das crianças, responda e reposte stories, e faça um destaque no seu perfil para mostrar os pequenos clientes usando as peças que você vende.

 

6. Venda peças incríveis e únicas no mercado de roupas infantil

Por fim, porém não menos importante, apenas forneça peças incríveis ao seu público.

 

Escolha com bastante atenção os modelos, conheça o mercado infantil e acompanhe as tendências para fornecer um catálogo atualizado, colorido e rico.

 

Agora você já sabe como fidelizar clientes, mas caso ainda tenha dúvidas, mande uma mensagem para conversar com a nossa equipe e baixe o nosso catálogo para conhecer nossas roupinhas.

 

Nós aqui da Yuk’s fornecemos as peças para meninos, peças para meninas, com uma qualidade garantida e aprovada pelos nossos clientes.

 

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