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Gestão de loja infantil: confira 7 dicas de como fazer um bom gerenciamento

Se você chegou até aqui, provavelmente busca fortalecer a sua marca e a melhor ferramenta é prezar por uma boa gestão de loja infantil.

 

Aqui no blog vimos como o mercado infantil tem se mostrado um setor lucrativo, movimentando cerca de R$16 bilhões ao ano. No entanto, surfar nessa crescente exige alguns cuidados e conhecimentos.

 

Nesse artigo vamos apresentar o papel da gestão no crescimento e fortalecimento de uma empresa, e te presentear com 7 dicas para um bom gerenciamento.

 

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Qual é a importância de uma boa gestão?

A gestão, como o próprio nome indica, é o ato de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias para garantir que esses pilares estejam alinhados com os objetivos do negócio.

 

Quando bem-feita, ela é essencial para a sobrevivência do empreendimento. De acordo com o Sebrae, a falta de gestão empresarial é um dos principais fatores que levam os negócios à falência no Brasil.

 

Enquanto empresas que investem em gestão são capazes de melhorar produtos, otimizar processos, investir em capacitação e se manter atualizada em relação às novidades do setor.

 

7 dicas para uma boa gestão de loja infantil

1. Não descuide do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um documento através do qual você registra todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Sempre acompanhando a identificação da movimentação, bem como a quantia.

 

Manter o fluxo de caixa atualizado permite que você não seja pego de surpresa com contas a pagar e nem se esqueça de cobrar seus devedores. Além disso, ele permite que você identifique oportunidades para reduzir custos ou observe discrepâncias nos registros.

 

Se você tiver dedicação e cuidado, seu fluxo de caixa vai se transformar em uma base histórica. Ou seja, uma ferramenta que possibilita identificar a sazonalidade dos produtos, aceitação do público, entre outros dados que você precisa para tomar decisões estratégicas.

 

– Leia também: Como precificar roupas infantis? Aprenda a fazer o cálculo certo e evite erros

 

2. Preze pela qualidade

A gestão pode ser dividida em várias áreas e uma delas é a gestão de qualidade. Essa estratégia de gerenciamento passa por todas as etapas do negócio, desde a administração, escolha da matéria-prima, seleção de colaboradores qualificados, até métodos de produção com o mínimo desperdício.

 

Confira 5 atividades que você precisa incluir na sua gestão de qualidade:

 

  • Verifique a origem da matéria prima: garanta que seus fornecedores prezem pela qualidade, ética e sustentabilidade na produção de suas peças.
  • Faça pesquisas de satisfação: O feedback de quem compra pode abrir novas maneiras de pensar o produto ou serviço.
  • Acompanhe seu desempenho: Avalie o desempenho constantemente e tome decisões com base em fatos e dados concretos.
  • Corrija erros: Ao identificar falhas, solucione-as por ordem de prioridade, começando com o problema mais crítico.
    Invista na melhoria contínua: A estrutura “PDCA” (Planejar, Fazer, Checar e Agir) é estratégica para manter o aprendizado na empresa. Trabalhe para não repetir falhas, registre as soluções e promova melhorias contínuas.

 

– Leia também: Revender roupa infantil: por que esse é um bom negócio e como escolher bons fornecedores

 

3. Renegocie suas dívidas

Empreender e investir são atividades intimamente relacionadas. Mas, principalmente no começo, pode ser que os lucros não cheguem na mesma proporção ou velocidade que os boletos.

 

Se você está passando por isso, mantenha a calma, entre em contato com o seu gerente e renegocie suas dívidas

.

Além de preservar a sua relação com stakeholders você garante prazos e juros mais acessíveis para cumprir todos os compromissos fechados.

 

4. Planeje com antecedência

O erro mais frequente na administração e gestão de loja infantil é focar nas atividades do dia a dia e esquecer de planejar. É importantíssimo analisar o seu negócio e entender quais são suas forças e fraquezas e quais são as oportunidades e ameaças.

 

Essa análise permite que você use suas forças para se defender das ameaças e aproveitar as oportunidades. Além disso, o seu diagnóstico vai facilitar a missão de traçar planos de ação para eliminar suas fraquezas.

 

– Leia também: Planejamento estratégico: entenda o que é e como fazer

 

5. Organize seu tempo

Uma das piores coisas que podem acontecer é começar o dia perdendo tempo por falta de organização e preparo. Se a sua agenda está cheia, comece definindo as prioridades daquele dia.

 

Separe suas atividades em:

 

  • Tarefas importantes e urgentes: que são aquelas que devem ser feitas imediatamente.
  • Tarefas importantes, mas não urgentes: defina uma data para realizá-las.
  • Tarefas urgentes, mas não importantes: delegue para alguém de sua confiança.
  • Tarefas nem urgentes nem importantes: mova para o fim da fila.

 

6. Delegue tarefas

Eu sei que a vontade de abraçar o mundo para dar conta de tudo é grande. Mas se você não dá conta da demanda atual, pense em contratar ajuda. Treine e capacite seus colaboradores para que eles consigam desempenhar as tarefas que você necessita.

 

Assim, você ganha tempo para focar nas partes mais estratégicas do negócio, enquanto seu funcionário lida com a parte operacional.

 

7. Não tenha medo de errar

Cometer erros é uma parte importante do aprendizado. Use esses erros para crescer, mudar e renovar. E lembre-se, é melhor cometer pequenos erros que impulsionam o seu desenvolvimento do que grandes erros lentos que podem levar sua empresa à falência.

 

– Leia também: Como fidelizar clientes na sua loja de roupa infantil?

 

Gostou do artigo? Continue no blog da Yuk’s. Somos uma marca de roupas infantis que atende os públicos B2C e B2B, ou seja, somos tanto uma loja de roupas infantil quanto uma fornecedora de roupas infantis, e temos diversos textos sobre o assunto!

 

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