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Campanha de Black Friday da sua loja infantil: 10 ações para impulsioná-la

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e lucrativos do ano para o varejo, e as lojas infantis não são exceção. Afinal, para os pais e cuidadores, é a oportunidade perfeita para adquirir produtos de qualidade para seus pequenos a preços irresistíveis, não é mesmo? No entanto, para que uma campanha de Black Friday seja verdadeiramente bem-sucedida, é essencial ir além da definição de alguns descontos e promoções. 

 

Sendo assim, neste artigo, vamos explorar 10 ações estratégicas que devem ser implementadas para impulsionar a data na sua loja física ou e-commerce, desde o planejamento cuidadoso até o dia do evento. Acompanhe!

 

O que é e quando acontece a Black Friday 2023?

A Black Friday é um evento de compras anual que teve origem nos Estados Unidos e tradicionalmente ocorre na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Durante a data, varejistas oferecem descontos significativos em uma ampla variedade de produtos, incentivando os consumidores a fazerem compras para aproveitar as ofertas especiais.

 

Não é à toa que o evento se espalhou para muitos outros países ao redor do mundo, sendo marcado, principalmente, por uma corrida de consumidores em busca das melhores promoções.

 

No Brasil isso não é diferente e, inclusive, é normal encontrar lojas que não só disponibilizam ofertas na data, como também na semana da Black Friday ou até mesmo em todo o mês de novembro. 

 

Em 2023, o evento está marcado para acontecer no dia 24 de novembro, por isso é importante começar a se planejar desde já e até mesmo analisar a possibilidade de estender as promoções por mais tempo.

 

Importância da data para lojas físicas e online

Seja para lojas físicas ou e-commerces, as campanhas de Black Friday desempenham um papel de extrema importância na hora de impulsionar as vendas de fim de ano e gerar maior visibilidade para as marcas.

 

No caso das lojas físicas, há um aumento significativo no fluxo de clientes e a oportunidade de alcançar novos compradores, além da possibilidade de promover uma “queima” de estoque, o que abre espaço às novas coleções e mercadorias.

 

Em uma outra ponta, as lojas online também colhem benefícios significativos com Black Friday. Dentre eles, destacam-se a capacidade de alcançar um público maior e a de coletar dados dos clientes com mais facilidade, o que ajuda a estruturar campanhas para fortalecer o relacionamento ao longo do ano todo.

 

Ou seja, trata-se de um evento essencial para o varejo, e ambas as modalidades de comércio podem aproveitar ao máximo essa data para atrair clientes, aumentar as vendas e consolidar sua presença no mercado infantil

 

Entretanto, é importante lembrar sempre que o sucesso da campanha de Black Friday para a sua loja infantil vai depender da adaptação às expectativas dos consumidores, criação de promoções atraentes e uma experiência de compra excepcional, independentemente do canal escolhido.

 

10 ações para impulsionar a campanha de Black Friday

Agora que você já sabe qual é a importância da Black Friday para impulsionar as vendas do varejo, é hora de conferir 10 ações para preparar uma campanha de sucesso para 2023. Vamos lá?

 

1. Faça seu planejamento com antecedência

Fazer um planejamento com antecedência é um dos pilares fundamentais para o sucesso de uma campanha de Black Friday em uma loja infantil. Afinal, só assim você consegue ter uma visão clara de seus objetivos e estratégias, além de garantir que nada seja deixado para a última hora. 

 

O ideal é pensar em metas específicas de vendas, alcance de público-alvo e aumento na fidelidade do cliente, além de fazer uma seleção cuidadosa de produtos-chave que vão compor as ofertas, ajudando a concentrar os esforços de marketing nos itens mais estratégicos. 

 

Outro ponto importante é criar um calendário de ações para que a equipe se organize e execute cada etapa do plano de forma eficiente, desde a criação de materiais promocionais até a preparação da equipe de atendimento ao cliente, assegurando que tudo esteja alinhado e pronto para o grande dia (ou dias) da Black Friday.

 

2. Crie ofertas atraentes para a persona

A criação de ofertas e descontos irresistíveis é uma das chaves para o sucesso durante a campanha de Black Friday. Afinal, os pais estão constantemente em busca de oportunidades para economizar em produtos de qualidade para suas crianças, e a data é perfeita para atender a essa demanda. 

 

Porém, para que realmente faça sentido participar do evento, é essencial que as promoções sejam genuínas. Ou seja, os descontos oferecidos devem ser significativos, reais e focados na persona que você deseja atingir. 

 

Além disso, precisam ser destacados de maneira eficaz, tanto online quanto nas vitrines das lojas físicas, para atrair a atenção dos compradores desde o início e incentivá-los a explorar os produtos e aproveitar as ofertas.

 

– Leia também: Como precificar roupas infantis? Aprenda a fazer o cálculo certo e evite erros

 

3. Organize seu estoque

Antes do início da temporada de vendas, é fundamental realizar uma análise detalhada do estoque para identificar os produtos mais populares e aqueles que têm maior potencial de venda durante a Black Friday. 

 

Com base nessa avaliação, você pode fazer pedidos adicionais para garantir que haja estoque suficiente para atender à demanda e evitar problemas como falta de itens muito procurados ou excesso de produtos que não têm muita saída.

 

Junto a isso, ao longo do evento, é importante monitorar em tempo real as vendas e a disponibilidade de produtos para tomar decisões rápidas, como reabastecimento ou realocação de estoque entre lojas físicas e online, conforme necessário.

 

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4. Planeje seu orçamento da campanha de Black Friday

Começando com uma avaliação cuidadosa dos recursos financeiros disponíveis, é possível definir um orçamento realista para a campanha de Black Friday, que envolva alocação de verba para marketing, estoque adicional, pessoal temporário e eventuais despesas operacionais.

 

Além disso, o planejamento de orçamento também inclui a identificação de estratégias para maximizar o retorno do investimento (ROI). Isso pode envolver a seleção de canais de marketing que oferecem o melhor custo-benefício, como publicidade online direcionada ou campanhas de e-mail segmentadas, por exemplo.

 

5. Promova as ofertas nas redes sociais

A utilização de redes sociais como parte integrante da estratégia de marketing durante a Black Friday é uma tática poderosa para lojas infantis. Isso porque elas oferecem um alcance significativo e a capacidade de se envolver diretamente com o público-alvo.

 

Sendo assim, para aproveitar aproveitar ao máximo as suas mídias para a campanha, você pode:

 

  • criar um cronograma de postagens estratégicas que destaquem suas ofertas e promoções especiai;
  • pensar em sorteios ou outras ações que incentivem a participação ativa dos seguidores;
  • compartilhar conteúdo relevante sobre os produtos infantis e outras dicas que sejam relevantes para o seu nicho;
  • investir em anúncios pagos para alcançar um público ainda maior. Afinal, as redes sociais oferecem opções avançadas de segmentação, permitindo direcionar suas mensagens para pessoas com interesses específicos, como pais de crianças de determinada faixa etária.

 

– Leia também: Enquetes para loja infantil: como usá-las para divulgar sua marca no Instagram e outras redes sociais?

 

6. Busque por parcerias para a campanha de Black Friday

A busca por parcerias e colaborações envolve unir forças com influenciadores, outras lojas infantis complementares ou marcas que compartilhem um público-alvo semelhante, de forma a atrair uma audiência mais ampla para a sua loja e as ofertas definidas para a campanha de Black Friday.

 

Mas, para que essa estratégia seja um sucesso, é importante buscar influenciadores que realmente sejam relevantes para o seu nicho ou outros tipos de negócio que, juntamente com os seus produtos, ajudem a atender às diferentes necessidades dos pais. 

 

7. Desenvolva e-mails estratégicos

Para quem trabalha com marketing digital, o e-mail oferece um canal de comunicação direta com os clientes e permite desde a construção de expectativa antes da data até o envolvimento durante toda a campanha de Black Friday. 

 

Sendo assim, é crucial planejar um calendário que destaque diferentes aspectos do evento, incluindo uma chamada antecipada para a data, prévias de produtos, informações sobre descontos, detalhes sobre brindes especiais e muito mais. 

 

Além disso, a segmentação da lista de e-mails com base em critérios como histórico de compras e preferências do cliente permite o envio de mensagens altamente direcionadas, o que aumenta ainda mais as chances de conversão durante a Black Friday.

 

8. Invista em anúncios de remarketing

O remarketing é uma estratégia fundamental para otimizar as conversões durante a campanha de Black Friday de uma loja infantil – principalmente quando falamos sobre e-commerce. Isso porque essa abordagem permite reengajar de forma eficiente os visitantes do site que demonstraram interesse, mas não concluíram suas compras. 

 

Os anúncios desse tipo de campanha são configurados para aparecer em sites e redes sociais frequentemente visitados pelos usuários que abandonaram o site antes de finalizar uma compra. Ao aproveitá-los para destacar as ofertas da Black Friday, é possível criar um incentivo a mais para o retorno desses clientes em potencial. 

 

9. Aproveite a data para captar novos leads

Durante esse período de grande movimentação no site ou loja física, é possível aproveitar o aumento do tráfego e do interesse dos consumidores para expandir sua lista de leads. Uma maneira eficaz de fazer isso é oferecer descontos exclusivos, brindes ou participação em sorteios, em troca das informações de contato dos visitantes, como endereços de e-mail. 

 

Esses leads recém-capturados podem ser nutridos ao longo do ano com conteúdo relevante, promoções sazonais e informações sobre produtos, construindo relacionamentos duradouros e transformando potenciais compradores em clientes fiéis. 

 

Junto a isso, a segmentação adequada desses contatos com base em preferências e comportamentos de compra pode melhorar ainda mais a eficácia das campanhas de marketing no futuro, garantindo que as estratégias de aquisição de leads da Black Friday tenham um impacto duradouro para a sua loja infantil.

 

10. Organize sua equipe de vendas e atendimento

Por fim, manter um atendimento excepcional é fundamental durante a Black Friday. Afinal, só assim é possível conquistar a confiança dos consumidores e garantir o sucesso da campanha. 

 

Para isso, a equipe de atendimento deve estar prontamente disponível para responder às dúvidas dos clientes, seja pessoalmente, por telefone, chat online ou e-mail, proporcionando informações claras e precisas sobre produtos, promoções e políticas da loja. 

 

Além disso, a resolução ágil de problemas é essencial para assegurar que qualquer questão, como problemas de pagamento ou de entrega, seja tratada prontamente, minimizando o impacto negativo na experiência de compra do cliente. 

 

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Oferecer produtos de qualidade é fundamental para o sucesso na revenda de roupas infantis durante a Black Friday e ao longo do ano. E é exatamente a isso que a Yuk’s se dedica!

 

Somos uma marca de roupas para crianças que atende tanto o público B2C como o B2B, sendo uma loja e uma revendedora de roupas infantis ao mesmo tempo. Sendo assim, trabalhamos com coleções que oferecem um mix perfeito de peças neutras e divertidas, permitindo que os pais criem looks adequados para todas as ocasiões.

 

Presente no mercado desde 1993, o segredo do nosso sucesso está na escolha de tecidos de algodão brasileiro que entregam o conforto necessário para que as crianças possam se movimentar livremente no dia a dia.

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