Bebês

Cuidados com o bebê no verão: dicas de como proteger seu bebê na estação mais quente do ano

O verão, oficialmente, ainda não chegou, mas nessa época do ano já conseguimos perceber o aumento das temperaturas. Sabemos que muitas mamães devem estar ansiosas para aproveitar os dias de sol, praia e piscina, mas devemos redobrar os cuidados com os bebês no verão.

 

Se a gente se incomoda com os dias mais quentes, imagine os bebês?! O conforto deles deve ser prioridade em todas as estações do ano. Bebês e crianças pequenas são mais sensíveis às mudanças de temperatura, e o calor excessivo pode ser desafiador para eles. 

 

Por isso, este artigo contém algumas dicas e informações sobre os cuidados com os bebês no verão. É fundamental que você saiba reconhecer quando seu filho está sentindo calor e quais estratégias pode adotar para aproveitar essa estação com conforto e segurança. Continue a leitura!

 

O verão com bebês e crianças

O verão é um convite para as atividades ao ar livre, como piqueniques no parque, brincadeiras na areia e mergulhos na piscina. No entanto, devem ser tomados alguns cuidados especiais com bebês e crianças pequenas. Isso acontece porque eles têm um sistema de regulação de temperatura ainda imaturo, o que os torna mais suscetíveis ao superaquecimento e à desidratação.

 

Além disso, a pele dos bebês é bem mais sensível e com predisposição a queimaduras solares, alergias e irritações. Dessa forma, é fundamental proteger seu filho do calor e dos raios ultravioleta (UV).

Como identificar se o bebê está com calor

Para as crianças pequenas, que já conseguem se comunicar, é mais fácil identificar se está sentindo calor. Afinal, elas podem te dizer ou dar sinais de que a temperatura está incomodando. E com os bebês? Principalmente nos primeiros meses, esse pode ser um desafio para as mamães e demais cuidadores. Como eles ainda não falam, podem manifestar a sensação de diferentes formas, fique atenta aos sinais. Alguns indicadores incluem:

 

Sudorese: O suor é um claro sinal de que o bebê está com calor. Preste atenção se a transpiração está em excesso e quando ela ocorre.

 

Irritabilidade: Bebês que estão com calor costumam ficar irritados e inquietos, recusando alimentação ou com dificuldade para pegar no sono.

 

Vermelhidão na pele: Por ser mais sensível, a pele do bebê pode ficar vermelha, especialmente nas áreas de dobras, como pescoço, axilas e virilha.

 

Respiração rápida: O bebê pode manter a respiração mais rápida ou ofegante, na tentativa de se aliviar do calor. No entanto, dificuldades na respiração podem indicar outros agravantes, fique atenta.

 

Choro inconsolável: Você já trocou a fralda, amamentou e tentou de tudo, mas o bebê continua chorando sem motivo aparente. Em dias quentes, esse pode ser um sinal de desconforto causado pelo calor.

 

Ao observar estes sinais é importante tomar medidas para resfriar o bebê. Seja retirando a roupa em excesso, oferecendo água ou dando um banho, por exemplo.

 

5 cuidados necessários com bebês no verão

Se os dias já estão quentes por aí, é preciso redobrar os cuidados com bebês e crianças pequenas. Elencamos cinco tópicos essenciais para você ficar de olho e proteger seu filho durante a estação mais quente do ano. Confira:

 

Alimentação e hidratação

Bebês menores de 6 meses, que ainda estão exclusivamente no aleitamento materno, certamente vão aumentar o número de mamadas durante os dias mais quentes. Se o bebê já começou a introdução alimentar, ofereça frutas que contém mais água, como melancia e melão. Também vale apostar em frutas geladas e sorvetes naturais, para amenizar o calor.

 

Além disso, os bebês e crianças pequenas estão mais suscetíveis à desidratação. Se maiores de 6 meses ou, antes disso, com orientações do pediatra, lembre-se de ofertar água várias vezes ao dia. Para aqueles maiores de 1 ano, também vale investir nos sucos de frutas e água de coco.

 

Exposição ao sol

A luz solar é fundamental para bebês e crianças pequenas, pela absorção da vitamina D. No entanto, é preciso ficar atento aos horários de exposição. Eles não devem ser expostos ao sol mais quente, entre 10h e 16h. Se necessário a saída nesse horário, tente ficar em locais cobertos.

 

A grande maioria dos protetores solares são indicados para bebês acima de 6 meses. Para os menores ou caso vocês estejam indo para a praia ou piscina, além do protetor, opte por roupinhas com proteção UV e boné. 

 

Prefira locais frescos

No dia a dia, dê preferência a locais frescos, arejados e bem ventilados. Durante o sono noturno e as sonecas diurnas, certifique-se que o ambiente esteja com a temperatura agradável. Os bebês costumam transpirar muito enquanto dormem e podem acordar irritados, caso sintam calor.

 

Se for usar o ar condicionado, a manutenção do aparelho deve estar em dia, com o filtro limpo e em condições adequadas. Caso você opte pelo uso do ventilador, o posicione de forma que não seja diretamente em cima do bebê.

 

Banhos refrescantes

Nos dias de calor extremo, deixe seu pequeno brincar na água, sempre com supervisão. Caso o bebê já esteja sentando, é possível prolongar o tempo na banheira, para que a diversão role solta!

 

Também é possível dar mais de um banho por dia, para aliviar o calor. Mas se certifique de usar sabonete apenas uma vez ao dia. Em excesso, ele pode ressecar a pele do bebê.

 

Use roupas adequadas

Nos dias mais quentes, escolha roupas leves e soltas, de tecidos naturais, como o algodão. Evite roupas escuras, que absorvem o calor.

 

Como escolher roupas para o seu bebe no verão

Conforme mencionamos acima, as melhores roupas para o bebê no verão são aquelas leves e respiráveis. Na Yuk’s trabalhamos exclusivamente com tecidos 100% algodão, para oferecer todo o conforto que os pequenos precisam. Somos parceiros do movimento Sou de Algodão, que tem por objetivo estimular a moda consciente e adequada a cada fase das crianças.

 

Como vestir o bebê durante o dia

No verão os dias costumam ser bem mais quentes, então a dica é investir em modelos leves e que deixe o bebê confortável. Nada de tecido sintético!

 

Vestidos

Os vestidos são ótimas opções para as meninas ficarem fresquinhas no verão. Aposte nos mais leves, para não atrapalhar nenhum movimento da sua criança. Para as menores, também existem as opções de body integrado com a saia, uma peça única e estilosa para passear!

Body de bebê alcinha

 

Conjuntos

É uma opção mais versátil para meninos e meninas. Dê preferência para aqueles sem manga ou de alcinha, para ser ainda mais confortável.

 

Jardineiras

Elas nunca saem de moda e podem ser uma ótima escolha para aquele passeio em família. Podem formar uma composição fresquinha e muito confortável para as brincadeiras.

 

 

Como vestir o bebê durante a noite

Geralmente, as noites de verão começam quentes, mas a depender de onde você mora, pode esfriar no meio da madrugada. Por isso, é importante que o bebê esteja protegido. Além disso, para evitar picadas de insetos comuns nessa época, use repelente para os maiores de 6 meses e telas mosqueteiras para os mais novinhos.

 

Conjunto body e mijão

Essa é a opção mais básica e versátil escolhida para as noites. O conjunto pode ser usado como um pijaminha. Há opções de body com manga curta ou longa e também calças ou shorts para completar.

 

 

 

 

Macacões

Esses pijamas podem ser de manga curta ou longa. Os de zíper são uma opção mais prática, que pode facilitar as trocas noturnas. No verão, dê preferência por tecidos leves, como o suedine.

 

 

 

Lembrando sempre que cada bebê é único, é essencial prestar atenção às necessidades e sinais individuais do seu filho. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o bem-estar do seu bebê no verão, não hesite em consultar um pediatra. Com os devidos cuidados, seu bebê poderá desfrutar do verão com segurança e conforto, criando memórias preciosas.