Sem categoria

O que você precisa saber para facilitar suas vendas no meio digital

Se tem uma coisa que a pandemia nos mostrou é que o mundo digital veio para ficar. As lojas que não sabem trabalhar bem a sua presença nas redes sociais, que não têm um bom sistema de vendas no meio digital, sofreram muito nesses últimos anos. E para te ajudar a estabelecer e fortalecer a presença da sua loja no mundo online, separamos algumas dicas.

Por que investir em marketing digital?

O primeiro motivo, e talvez o mais importante, é que o marketing digital é o que faz a sua loja se destacar entre as concorrentes. O importante na hora de pensar o seu marketing é saber onde focar os seus esforços. Conhecer seu público, entender os diferenciais da sua marca e saber como fazer esses dois elementos se conectarem.

Estratégias para vendas no meio digital

Para trabalhar o seu posicionamento online e começar a fazer vendas no meio digital, é importante saber como se comportar nas redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, e ter uma boa estratégia. Confira alguns elementos que você deve observar para montar a sua estratégia.

Público-alvo

Entenda quem compra na sua loja. Como essas pessoas se comportam? Como, onde e porque elas compram determinado produto? Quais são os seus interesses? Quando você entende esses elementos e monta a persona da sua empresa, você consegue moldar a sua comunicação e a sua produção de conteúdo, das redes sociais e do seu site, de uma forma que sua loja se torne mais atrativa para o seu público. Também te ajuda a entender em quais redes sociais você deve estar presente para encontrar com o público certo para a sua loja.

Comunicação

Se você conhece bem o seu público, você consegue se comunicar bem com eles. Uma linguagem mais formal ou informal? Uma identidade visual mais limpa ou mais cheia de elementos? É importante que a sua empresa se posicione de uma forma que seu cliente te veja mais como um amigo, uma referência, do que necessariamente como uma loja onde ele compra.

Ofertas

Quem não gosta de um descontinho, né? O seu cliente com certeza gosta! Promoções e descontos são um grande atrativo oferecido nas redes sociais, principalmente quando há um trabalho em parceria com influenciadores e quando você vende por um site. Se você quiser, também pode atrelar a liberação do cupom à realização de alguma ação por parte do público. Se você ainda tem alguma dúvida se essa é uma boa estratégia de vendas no meio digital, confira os benefícios:

  • Aumento do número de novos consumidores;
  • Crescimento das vendas de determinado produto;
  • Incentivo para antigos clientes voltarem a comprar;
  • Recompensa para clientes atuais.

Anúncios

Os posts patrocinados são uma parte fundamental da divulgação online. Quando você não anuncia, as redes sociais só mostram o seu conteúdo para quem já te conhece. Como você é uma loja, precisa atrair novos clientes, além de fidelizar os que já tem. A melhor forma de atrair novas pessoas no meio digital, é fazendo anúncios e mostrando a sua loja para quem ainda não te conhece

Unboxing

A embalagem tem se tornado um elemento cada vez mais importante na apresentação do seu produto. Nas redes sociais é muito comum ver influenciadores e pessoas comuns postando seus “unboxings”, o momento em que abrem a embalagem da compra. Isso tem exigido das lojas uma constante melhora nas suas embalagens. Você também pode colocar alguns brindes e cupons de desconto que estimulem a pessoa a comprar de novo na sua loja ou site.

Equilíbrio produto x conteúdo

Na hora de fazer a sua divulgação, é importante que você crie um vínculo com o público. A melhor forma de fazer isso é oferecendo um conteúdo relevante. Você pode fazer isso através de posts informativos, curiosidades e detalhes da rotina da sua loja. Intercalado a isso, você divulga os seus produtos. Dessa forma, além de mostrar a qualidade deles, você também mostra a sua relevância para o seu público. Fazer esse equilíbrio é muito importante principalmente no Instagram, para evitar que o seu feed fique parecendo apenas uma vitrine da sua loja.

Use o recurso do Shopping a seu favor

Aproveite o recurso de Shopping das redes sociais, principalmente do Instagram, para colocar um link direto para o seu produto nas postagens e aumente o seu número de vendas no meio digital. Quanto mais simples for o processo de compra, maior a chance de que o cliente conclua a compra de um produto que já o interessou.

Como integrar online e offline

 

Se você tem uma loja física, é muito importante que a sua comunicação seja a mesma no meio digital (site e redes sociais) e no ambiente físico. As promoções devem ser as mesmas (a não ser que sejam exclusivas do site ou redes), a identidade visual precisa ser coerente com a decoração da loja, os vendedores da loja precisam saber o que está sendo divulgado nas redes sociais. Uma comunicação unificada ajuda a dar mais credibilidade para a sua loja. Também é importante conferir se o telefone e o endereço estão sempre atualizados.
Agora não tem mais motivo para você não colocar a sua loja online e começar as vendas no meio digital imediatamente! E se você está buscando dicas para a sua loja física, que tal conferir algumas informações no nosso texto “Aprenda como montar uma loja de roupas infantil em 5 passos”. Para saber mais sobre os nossos produtos e a nossa nova coleção, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.