Dicas

Como precificar roupas infantis? Aprenda a fazer o cálculo certo e evite erros

Não importa se você tem uma loja, se vende seus produtos em casa ou se vai de porta em porta atrás de clientes, seu objetivo deve ser o lucro. E para garantir a lucratividade do seu negócio no setor de moda para crianças, você precisa saber como precificar roupas infantis.

 

Adotar uma boa estratégia de precificação te ajuda a atrair bons clientes, aumenta o número de vendas e, consequentemente, impacta o seu faturamento.

 

Falando assim parece simples. Mas, na verdade, quando falamos especificamente da precificação de roupas infantis, sabemos que muitas coisas estão envolvidas no processo de compra. Valor, tendências, qualidade, design das peças e a marca das roupas são alguns dos fatores que o cliente considera no momento da compra.

 

Para te ajudar nessa missão, vamos falar aqui sobre como precificar roupas infantis. Continue lendo e confira:

 

  • O que é precificação?
  • Como precificar roupas infantis? Conheça 3 formas de precificação
  • Seja um revendedor Yuk’s!

 

Banner para o catálogo de roupas infantis para revenda da Yuks

 

O que é precificação?

Precificação é a técnica utilizada para atribuir algum valor/preço a um determinado produto ou serviço. 

 

Sendo: 

 

  • Preço: determinada quantia paga por um produto ou serviço;
  • Valor: importância atribuída ao produto/serviço e o que ele proporciona para o cliente. Portanto, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.

 

Agora que você sabe o que é precificação e como diferenciar preço de valor, podemos avançar para os principais tipos de precificação.

 

Como precificar roupas infantis? Conheça 3 formas de precificação

Toda estratégia tem seus pontos positivos e negativos. Então ao escolher a sua estratégia de precificação, é importante entender quais os tipos que existem e com isso definir qual o modelo ideal para o seu negócio.

 

1. Precificação baseada na concorrência 

Como o próprio nome sugere, essa estratégia de precificação se baseia no estudo dos preços adotados pelos concorrentes. Talvez esse seja o método mais simples e, por isso, é amplamente adotado por varejistas.

 

A precificação com base na concorrência é uma boa ferramenta para garantir o valor competitivo. Uma vez que ela permite que seus preços não sejam nem muito abaixo nem muito acima do que é cobrado no mercado.

 

Além disso, ele permite que você entenda como funciona a precificação na sua região (no caso de lojas físicas e presenciais) e na internet.

 

No entanto, é importante considerar que sua realidade nem sempre é igual a do seu concorrente. Então, ao usar a precificação baseada na concorrência, liste seus custos, objetivos e margem de lucro desejada.

 

Passo a passo: precificação baseada na concorrência

  1. Levante quais são os concorrentes e faça uma pesquisa de preços: Identifique quais são os produtos, qualidade, diferencial, forma de pagamento e, é claro, o preço;
  2. Compare os preços identificados com os produtos do seu estoque: Coloque tudo em uma planilha e cruze as informações levantadas para entender os preços praticados;
  3. Use as informações obtidas para definir o seu preço: Juntou todos os dados necessários? Agora é hora de usar essas informações para definir o preço dos seus produtos.

 

2. Precificação com base na demanda

A lei da oferta e da procura pode influenciar a sua precificação. Por exemplo, durante eventos esportivos como a Copa do Mundo, a procura por blusas da seleção brasileira cresce consideravelmente. Portanto, revendedores podem aumentar o preço, com base na busca.

 

Dessa forma, podemos dizer que a precificação baseada na demanda determina o preço de um produto ou serviço de acordo com o valor atribuído a ele por seus clientes. Ou seja, são baseados no que o seu cliente está disposto a pagar.

 

Passo a passo: precificação com base na demanda

  1. Selecione o público-alvo: Selecione e estude os hábitos de compra do seu público-alvo. Apenas assim você será capaz de atraí-lo até a sua loja;
  2. Faça uma pesquisa com clientes e prospects: Agora que você já selecionou o seu público, chegou a hora de fazer uma pesquisa. Utilize-a para entender quais são os pontos que ele percebe de valor na sua marca e no seu produto;
  3. Organize e apure os dados: Depois que encerrar sua pesquisa, “planilhe” e organize cada resposta. A partir desses dados, você deverá ser capaz de identificar qual valor o público está vendo na sua marca e nos seus produtos.

 

3. Precificação baseada nos custos

Nesta metodologia, o varejista deve calcular todos os custos envolvidos na fabricação, execução, transporte do seu produto e a partir daí adicionar a margem de lucro. Chegando assim ao preço de venda do produto/serviço.

 

Essa estratégia também pode ser conhecida como mark-up (índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço ).

 

Passo a passo: precificação baseada nos custos

  1. Comece levantando os custos dos produtos: Se você fabrica, considere os custos de fabricação. Se cuida apenas da revenda, considere os valores de transporte, embalagens, etc.
  2. Inclua suas despesas na conta: As despesas são os gastos que não estão diretamente ligados ao produto, como o aluguel da sua loja. Por isso, coloque todas as despesas no papel para fazer o próximo cálculo do lucro;
  3. Defina o percentual de lucro sobre a venda: Agora que você sabe quais são os custos e despesas sobre a venda pense: quanto você deseja lucrar? Use isso para definir o seu preço de venda.

 

– Leia também: Gestão de loja infantil: confira 7 dicas de como fazer um bom gerenciamento

 

Seja um revendedor Yuk’s!

Somos uma marca de roupas para crianças que atende os públicos B2C e B2B, ou seja, somos tanto uma loja de roupas infantis quanto uma revendedora de roupas infantis!

 

Desde 1993, a Yuk’s trabalha para oferecer roupas de tecidos que promovam o conforto e a mobilidade necessários para as crianças brincarem e se desenvolverem.

 

Trabalhamos com tecidos de algodão brasileiro, que oferecem todo o conforto que os pequenos precisam para engatinhar e correr. Além disso, todas as nossas coleções trazem o mix perfeito de peças neutras e divertidas. Para que mamães e papais brinquem com as combinações e criem looks para todas as ocasiões.

 

Faça parte do time de revendedores Yuk’s! Clique no banner para saber mais sobre as vantagens de trabalhar com uma das maiores marcas de moda infantil.

 

– Leia também: Revender roupa infantil: entenda por que esse é um bom negócio

 

Banner para contato com a Yuk's