Dicas
Tudo que você precisa observar para evitar problemas comuns do calor nos bebês
É comum que os bebês sintam algum desconforto no calor, fiquem sem posição ou até choramingar um pouco. Isso pode acontecer apenas pelo desconforto com a temperatura alta ou a falta de ventilação, mas também pode ser um indício de algo mais importante. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais que seu pequeno pode te passar sobre como ele está se sentindo.
Alergia em bebês no calor
Como os bebês têm glândulas sudoríparas que ainda estão em desenvolvimento, pode ser que o calor excessivo e alguns tipos de tecido, principalmente os sintéticos, causem alergia.
Sinais de alergia
Os primeiros sinais de uma possível alergia são pequenas bolinhas nas regiões em que os bebês mais transpiram. Além disso, também é possível sentir coceira nesses locais e notar a presença de placas vermelhas sobre a pele, com um certo grau de inchaço nas regiões mais atingidas pela alergia.
Como tratar e prevenir
Aos primeiros sinais de alergia, procure o pediatra do seu bebê. Ele vai saber te passar as orientações corretas para o caso específico do seu pequeno. Além disso, você também pode tomar alguns cuidados, como:
- Vista o bebê com roupas leves;
- Dê preferência a tecidos naturais como o algodão;
- Quando a pele parecer irritada, dê banhos mais mornos;
- Mantenha a pele do bebê hidratada, conforme recomendação do seu pediatra.
Viroses infantis
O termo viroses vem sendo utilizado como uma nomenclatura genérica para se referir a uma série de sintomas sem causa inicial aparente. A primeira definição que se recebe ao perceber febre, coriza, dores no bebê é de uma virose. A partir disso, são feitos exames e acompanhamentos para só então determinar o que pode ser que tenha atingido a criança.
Identifique os sinais
Como as viroses podem ser identificadas como diversos quadros infecciosos, alguns sinais comuns a esses processos podem ser percebidos logo nos primeiros dias. Entre eles, estão:
- Febre;
- Dores na garganta;
- Dificuldade para engolir;
- Dores no ouvido;
- Coriza;
- Espirro;
- Tosse;
- Náusea;
- Vômito;
- Dores na barriga.
Como tratar e prevenir
Ao perceber qualquer um dos sinais que falamos acima, é fundamental que você procure o pediatra. Apenas um médico saberá te dar as melhores orientações de como proceder com o tratamento ideal para o caso. Mas, de toda forma, algumas medidas comuns podem ser tomadas para tratar ou prevenir esses cenários. Entre elas, estão:
- Mantenha bons hábitos de higiene, principalmente naquela fase em que os pequenos pegam tudo que veem pela frente e colocam na boca.
- Reforce sempre a importância de se manter hidratado.
- Tente manter repouso durante os quadros mais graves.
- Reforce a higienização da casa para evitar contaminação.
- Além disso, é claro, mantenha o cartão de vacinas em dia!
Alguns desses cuidados são muito importantes para prevenir viroses e doenças comuns do verão. Mas o fundamental é que você esteja atento aos primeiros sinais de desconforto dos pequenos.
Uma boa forma de aliviar o calor do verão, como falamos acima, é dar preferência para roupas de tecidos leves e naturais como o algodão. Aqui na Yuk’s, você encontra peças dos melhores materiais e perfeitas para o verão! Dá uma olhadinha nas nossas roupas da nova coleção de verão clicando aqui.